quinta-feira, outubro 13, 2011

TCU inaugura novo sistema de ouvidoria

     O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou hoje o novo sistema de ouvidoria, o Sisouv Web, que tem como objetivo aprimorar o tratamento das manifestações e facilitar o acesso do cidadão. O presidente do tribunal, ministro Benjamin Zymler, ressaltou, na cerimônia de lançamento, a relevância do controle social. “É muito importante facilitar a participação do cidadão no controle da gestão pública. É o cidadão que possui a exata dimensão do sucesso ou do fracasso das medidas públicas, do mau uso dos recursos públicos e exerce papel fundamental no fortalecimento das ações de controle.”
     Zymler elogiou o sistema e afirmou que o TCU deve usar cada vez mais a tecnologia da informação para tornar o controle mais ágil e efetivo. No período de 2004 a 2011, a Ouvidoria recebeu aproximadamente 32 mil manifestações. A seleção dessas manifestações é feita pela Ouvidoria, que as encaminha para a unidade técnica competente.
     O ouvidor do TCU, Eduardo Duailibi, resumiu as qualidades do novo sistema. “O Sisouv é complexo e robusto em sua concepção e simples e eficiente na forma de operar. Além disso, tem baixo custo.”
     O projeto do sistema, que se iniciou em novembro de 2009, tem como objetivo auxiliar o tribunal no cumprimento de sua missão em especial das diretrizes institucionais de desenvolver e aprimorar instrumentos que facilitem o exercício do controle social e de implantar nova regulamentação relativa ao tratamento das manifestações recebidas pela Ouvidoria. (TCU, 2011, Planejamento Estratégico 2011-2015).
     A atual versão do sistema agrega novas funcionalidades, entre elas:
- possibilidade de o cidadão disponibilizar mais de uma forma de contato;
- capacidade de recepção de até 4 arquivos de áudio, vídeo, imagens ou documentos com tamanho de até 5MB cada.
- redução da quantidade de intervenções manuais da Ouvidoria no processo de análise.
- eliminação de outros sistemas necessários para o tratamento de manifestações.
     O acesso ao Sisouv se dá pelo endereço: http://www.tcu.gov.br/sisouv_web ou pela central de atendimento 0800-644 1500, opção 1, em que um dos atendentes cadastrará a manifestação no sistema.

Nenhum comentário: