segunda-feira, outubro 03, 2011

Novo aeroporto de Guarulhos será todo estruturado em aço

São Paulo | Revista Construção Metálica | 29/09/2011

No último dia 20 de julho, quarta- feira, as 20 horas, foi realizada a palestra O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos promovido pelo Museu da Casa Brasileira, Portal Arq!bacana e SENAC.
O palestrante, Mario Biselli, é paulista formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 1987 é dono, em parceria com Artur Katchborian do escritório Biselli + Katchborian, com o qual já adquiriu diversos prêmios e ganhou concursos como o do projeto do aeroporto de Florianópolis.
O mais recente projeto da dupla de arquitetos foi o do Aeroporto Internacional de Cumbica em Guarulhos, tema abordado na palestra do dia vinte.
A construção do chamado TPS3, todo trabalhado em aço, tem previsão para se iniciar em agosto de 2012, tendo 40% do projeto concluído ate a copa de 2014. Em seus 230 mil metros quadrados o terminal terá capacidade para receber cerca de 19 milhões de passageiros por ano e acesso a 13 pontos de embarque. A fachada do edifício terá 580 metros, dez vezes maior que a do aeroporto de Florianópolis.
Com formato de avião, o desenho será dividido em cinco níveis, sendo dois intermediários, um subsolo de serviços, um mezanino com salas VIP, administrativas e um espaço panorâmico. O terminal também contará com uma garagem de 8.000 vagas que fará conexão com o Rodoanel, uma estação da CPTM e, eventualmente, com o Trem de Alta Velocidade — TAV.
Um dos destaques do projeto é a cobertura independente de paredes, ou seja, não há paredes que se liguem a ela. Esta cobertura será, então, sustentada por vigas treliçadas que por sua vez serão sustentadas por pilares metálicos.
O projeto estrutural, feito por Andrade Rezende Engenharia, empresa de engenharia de projetos localizada em Curitiba — PR, será todo em aço: além da cobertura, também serão em aço os pilares, as vigas e lajes em steeldeck. O concreto entra apenas nas pistas de meio fio e nas fundações.
Um grande vão para uma grande estrutura
Perguntado sobre a razão para o uso intensivo do aço, Biselli afirmou que nunca teve duvidas em propor a estrutura metálica para um terminal tão grande em superfície. Os grandes vãos, o uso de arcos e a plasticidade necessária no projeto vocacionavam o uso do aço como soluções arquitetônica.
Além disso, um dos quesitos principais do briefing da Infraero era que a obra fosse realizada no menor prazo possível. Para ter velocidade deve-se descaracterizar a construção como obra e fazer dela um processo de montagem. "Para ter o custo controlado com a utilização o de estrutura metálica você deve ter um projeto que favoreça a repetividade — fora da repetividade você entra em competição e perde com as estruturas de concreto” afirma Biselli.

Fotos: Divulgação
Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/copa2014/noticias-ver.php?cod_noticia=787

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