sexta-feira, junho 15, 2012

Senador Delcídio do Amaral defende Analistas de Infraestrutura

Senador Delcídio do Amaral em reunião com Miriam Belchior apresenta proposta para fortalecer Categoria da Infraestrutura

Em reunião com o Ministra do Planejamento Miriam Belchior, realizada na manhã de 14 de junho de 2012, o Senador Delcídio do Amaral (PT / MS) colocou em pauta a necessidade do Governo Federal solucionar o problema vivenciada pelos Analistas e Especialistas em Infraestrutura, considerados pelo Senador “fundamentais para enfrentar os enormes desafios do desenvolvimento nacional, como os gargalos na logística brasileira”.

Senador Delcídio do Amaral com Ministra Miriam Belchior (Imagem: Luciana de Novaes)
Senador Delcídio do Amaral com Ministra Miriam Belchior (Imagem: Luciana de Novaes)

De acordo com o presidente da ANEInfra, Guilherme Floriani, “os Analistas e Especialistas em Infraestrutura formam um quadro altamente qualificado para a gestão pública, com atuação em 18 Ministérios e nos principais órgãos responsáveis pela infraestrutura no âmbito do Governo Federal, e portanto, conhecedora das razões de atraso em obras e também das formas de implantar um empreendimento com sucesso”.

A carreira foi criada em 2007 como uma das metas do PAC, para suprir a União de um corpo técnico especializado, apto a atuar no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das Políticas Públicas do Governo Federal em Infraestrutura, e tem à frente a complexidade das grandes obras e programas emblemáticos como o Minha Casa, Minha Vida.

O Senador Delcídio do Amaral apresentou Emenda à Medida Provisória nº 568, com proposta de reenquadramento da Carreira de Analista de Infraestrutura, contudo a Emenda foi rejeitada, com alegação de vício de iniciativa, pois seria uma atribuição do Poder Executivo.

Em discurso realizado nesta quinta-feira, 14 de junho de 2012, o Senador Delcídio do Amaral foi categórico ao fazer um destaque da situação dos Analistas de Infraestrutura, cuja “remuneração é absolutamente defasada frente à outras categorias equivalentes, e mas são extremamente importantes, são os engenheiros responsáveis pelo PAC, é preciso trazer esse debate para o Congresso e trabalhar com a Ministra Miriam Belquior e com sua equipe, para tentar buscar uma solução para esses profissionais”.
Foram rejeitadas todas as emendas apresentadas para adequar a estrutura da carreira, mesmo aquelas que não teriam vício de inciativa. “O destaque feito em plenário pelo Senador Delcídio comprova que ainda existem parlamentares de fibra, e que compartilham com o poder executivo o desafio de encontrar uma solução para os problemas da gestão pública”, avalia Guilherme.  

Diante da sinalização negativa do Governo Federal, a ANEInfra aguarda manifestação do Ministério do Planejamento na próxima reunião com o Secretário de Relações Trabalhistas, Sérgio Mendonça, marcada para o próximo dia 20 de junho de 2012. A proposta do Governo será avaliada em 4 reuniões setoriais e em Assembléia Geral definirá os rumos da mobilização da Categoria.

Fonte: Aneinfra

Nenhum comentário: