sábado, outubro 07, 2006

Preserve os gatos pingados


Volta e meia, as armadilhas do ego estão pegando pessoas que insistem em desqualificar pensamentos divergentes dos seus, atribuindo aos que deles discordam uma pretensa fragilidade, argumentando que são apenas "meia dúzia" e, portanto, pouco dignas de crédito. Como se o fato de serem poucas - o que, via de regra, não são - pudesse lhes tolher ou embotar o pensamento.

Porém, não ouso divergir delas, afinal quem sou eu para isso?!... Não existe algo mais perigoso do que um ego ferido. Portanto, Deus me livre e guarde de fazê-lo! Prefiro seguir o conselho do General Patton: "- Não entre em uma batalha se você não tem nada a ganhar com ela". Engajar-se em batalhas previamente perdidas é coisa para exércitos de Brancaleones...

Este assunto me veio à mente lendo sobre uma crítica que foi feita por um amigo meu a um outro amigo. Este último é o Luiz Moura, amigo desde a infância, webmaster do site O Guaruçá (www.ubaweb.com/revista), de modo que resolvi divulgar uma campanha que já venho fazendo há alguns anos (sem muito sucesso, sou forçado a admitir) pela preservação dos gatos pingados. Com maior divulgação, a campanha talvez ganhe impulso e conquiste nossa aldeia tupinambá e quiçá até mesmo a aldeia global (à qual Marshal McLuhan já se referia nos anos 60 (!!!), alertando-nos para o que estava por vir.

Peço a todos a adesão à nossa causa (pronto, já fiquei metido e falei no plural; coisas do ego!).

Nenhum comentário: