sábado, outubro 07, 2006

Livre-se do lixo mental

Outro dia uma amiga me disse que estava se sentindo muito triste, desencantada da vida e me pediu ajuda. Escrevi a ela dizendo o que achava que ela devia fazer. Como todos nós, com maior ou menor freqüência, um dia nos vemos envoltos na mesma situação, achei melhor compartilhar com vocês o que disse a ela (venho lembrando estas coisas a mim mesmo já há algum tempo):

"Na verdade, todas as pessoas, em maior ou menor grau, com maior ou menor freqüência, passam pelo que você está passando. A gente persegue um ideal, acha que está fazendo a coisa certa, às vezes até conquista o que procurou conquistar e, de repente, vem aquele vazio... aquela tristeza de dar dó...

Pior que é tudo bobagem, coisas que nós mesmos criamos em nossa mente inconsciente... puro lixo mental que vai se incrustando em nosso cérebro e, quando nos damos conta, estamos contaminados.
Eu, pessoalmente, não conheço algo melhor para preencher esse vazio e remover esse lixo mental, do que entregar a vida a Deus.
Não sei se você acredita em Deus (suponho que sim, pois 95% dos brasileiros dizem acreditar), mas vou crer que sim. Se não acreditar não tem problema porque Ele acredita em você e zela pela sua vida.

A certa altura da Bíblia o apóstolo Paulo diz algo mais ou menos assim: De tudo o que é bom, de tudo que é virtude, seja isso que habite o seu pensamento. Independente de você crer em Deus ou não, esta recomendação está de acordo com a mais moderna psicologia. Outra coisa fundamental, que se repete muitas vezes nas Escrituras Sagradas, é "- Não temas!". Jesus, por sua vez, pregou sobretudo o Amor (- Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo... Amai os vossos inimigos... etc.).

Portanto,

1) Não tema, saiba que Deus a ama, está no comando e tem um excelente propósito para a sua vida; pode ser que você não esteja compreendendo qual seja esse propósito, então volte-se para Deus e peça a Ele que a oriente (ou medite, volte-se para seu Eu interior mais profundo, que você terá a orientação de que necessita). Quando falo em Deus, não estou falando de uma "religião", se bem que também não exclua essa possibilidade (religião vem de religar; religar o ser humano a Deus, o que pode ser feito com ou sem a intermediação de terceiros). Falo do Deus que, das mais diversas formas, é uma constante em todos os povos do planeta, o Ser ou a Força intangível que permeia todo o Universo e, portanto, a nós também;

2) Sempre que lhe ocorrer um pensamento que a ponha "para baixo", imediatamente substitua-o por um outro que a coloque "para cima"; neste caso é melhor pensar em algo relacionado com o Amor: pense em seus pais, irmãos, amigos, namorado, enfim, em pessoas que você ama de verdade, peça a Deus (ou à Vida) por eles e por você mesma, peça que você seja envolta em um halo de Amor e possa estar emanando esse Amor para todos ao seu redor; peça a Deus que perdoe os seus eventuais inimigos, que eles deixem de considerá-la inimiga, que você deixe de cultivar qualquer inimizade em relação a eles e a quem quer que seja e que o mal que eles pratiquem ou intentem contra você não a atinja e nem tampouco perturbem a sua paz.

Procurando agir dessa forma, tenho certeza que Deus (ou a Vida, se você preferir assim) lhe dará a paz que tanto almeja. Se você puder caminhar pelo menos meia hora por dia, preferencialmente de manhã, orando e meditando nessas coisas, será um tanto melhor. Você rapidamente recuperará a auto-estima e se sentirá uma nova pessoa, bastante revigorada e feliz.

Eu tenho feito isso e comigo tem funcionado. Mesmo em meio às tempestades da vida, tenho encontrado a Paz (Jesus disse, antes de retornar ao Pai: "- Eu vos deixo a minha Paz; a minha Paz vos dou."; tome posse dela.).

Um dia era eu ainda um menino, estava à procura de um amigo e, não o tendo encontrado, sentei-me à beira do mar e fiquei olhando a paisagem, sem quaisquer pensamentos que me perturbassem naquela hora. Vendo aquela linda paisagem e ouvindo os conselhos do mar, percebi que o Céu e o Inferno não são um lugar para onde vamos depois que morremos; são o lugar onde vivemos aqui e agora, dependendo do modo como encaramos a vida; nós é que fazemos dela um Paraíso ou um Inferno, um lugar bom ou detestável para se viver.

Eu preferi tentar fazer da minha vida um Paraíso. Espero que você também faça o mesmo! Afinal, se podemos ter um Paraíso, prá que procurar por um Inferno? Não tema. Ame, transborde Amor e viva feliz!!! Lembre-se do que disse o apóstolo Paulo, deixe que os bons pensamentos inundem a sua mente; rejeite os maus pensamentos, substituindo-os pelos bons."


É isso. Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: