sábado, julho 13, 2013

Relação Escola/ Democracia/ Redes Sociais


Dizemos que para melhorar o país temos que valorizar a educação. Alguns acham que os reflexos só aparecem depois de muitos anos. Aqui vai um exemplo concreto, poderoso, para mostrar como essa relação pode se dar de forma rápida:

- temos visto a importância crescente das redes sociais no processo de ampliar a voz da população, mostrar indignação, cobrar ações, etc.

- vemos também uma onda crescente de mensagens falsas, alarmistas, ofensivas, superficiais, etc.

Como aproveitar o lado bom e diminuir o lado ruim desse movimento?

Escolas que, além do conteúdo, trabalham também no desenvolvimento do pensamento (pensamento crítico, pensamento sistêmico, pensamento estratégico, etc.) usam estratégias muito bacanas. Algumas delas são chamadas de “rotinas de pensamento”, pequenos protocolos que são repetidos várias vezes, em diferentes situações, até que o protocolo pode ser dispensado, mas os alunos continuam pensando com eles!

Um exemplo, a Rotina da Bússola. Em uma situação qualquer (ex. manifestações nas ruas, importação de médicos estrangeiros, royalties do petróleo, etc.) escreva sua opinião usando os quatro pontos cardeais: N, S, L, O da seguinte maneira:

N – qual o lado Negativo dessa situação?
O – qual a visão Otimista, o que tem de bom na situação?
S – que Sugestões você daria, como poderia evoluir, o que poderia ser feito?
L – o que mais você precisa Ler, conhecer, pesquisar para poder se colocar/posicionar com mais propriedade/ convicção/ efetividade?

Já pensaram como seriam nossas redes sociais se em suas publicações as pessoas explicitassem o que ainda não sabem e no que gostariam de se aprofundar mais, vissem os assuntos por vários ângulos, e apresentassem sugestões ponderadas e efetivas? Tem escola usando essas rotinas e formando esses alunos! Vamos valorizar?

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